quarta-feira, 23 de março de 2011

Trapani e Palermo

Cheguei a Trapani as 2 da matina, perambulei pela cidade por umas 2 horas pra achar um albergue, completamente perdido, tudo escuro, parecia cidade fantasma! Mas estava fazendo uns 15ºC e meu humor tava demais! Feliz da vida! No dia seguinte dei uma andada pela cidade, comi uma fatia de pizza tão dura que minha cara ficou doendo de tanta força pra mastigar. Comi num chinês bonzão e fui pro ponto de ônibus, era fato, não estava mais na Finlândia, o ônibus atrasou mais de 1 hora! Ahhahahah O sol tava batendo, dava para ver o mar pra todo lado, tirei a camisa, e fiquei tostando, alias tostando o caralho, solzinho meia boca, mas já estava há mais de 4 messes enfrentando neve e tempo nublado diariamente, então foi espetacular!
A viagem pra Palermo foi massa, paisagem linda, e ao chegar à cidade, ri muito, o ônibus ia parando em cada ponto, e eu não fazia idéia aonde descer! Ahhahah “pré favore Il centro?” era a única coisa que eu sabia falar, o caboclo apontou pra onde era o centro e eu desci e fui andando na direção! Hahahah Palermo é zoneado demais, cheio de vielas, prédios altos e mal cuidados, povo muito gente boa, transito frenético, barulhada, tudo bem oposto da Finlândia, contraponto maravilhoso. Fui perambulando pela cidade tentando achar um albergue, foi anoitecendo e a coisa foi ficando tensa! Cidade muito grande, iluminação precária em varias partes, muita viela que você não faz idéia onde vai dar, fiquei atento, tênis bem amarrado e mochila também, qualquer coisa tava pronto pra correr igual papa léguas! Quando tudo já estava fechando, achei uma lan house, os caras não me cobraram nada, me ajudaram a ligar para vários hotéis anotaram num pedaço do papel os endereços e me deram... é mole uma coisa dessas? Ajuda desprovida de interesse, e feita de bom grado?! Fiquei bem contente, é bom ver que tem gente bacana, dá esperança que talvez as coisas melhorem! Hotel ascot, morreram 52 euros, fiquei bem puto, mas já estava muito cansado, acabei ficando por la mesmo. A noite fui comer num bairro perto, dezenas de vielas com 50 restaurantes por metro quadrado, cada um com uma musica diferente (reggae, eletrônico, pop, tudo alto pra caralho, meu pai ia apelar com certeza!ahuhuaha), nego te puxando pelo braço pra mostrar seu cardápio! Hahah e as motos naturalmente passando a 50Km/h, bobeia pra vc ver! No dia seguinte percorri boa parte da cidade correndo, vi muita coisa bonita e achei uns 7 albergues, uns fechados, uns não existiam mais, outros caros, fiquei bem irritado, as opções já tinham se acabado e nada! Mas ai parei pra avaliar a situação:” raiva pra que? To de férias cacete!” Corri ate a praia, estendi a camisa num bloco de concreto e deitei de frente pro mar, não tem areia, e tem uma mureta barrando o mar, treco horrível! Dormi por cerca de uma hora escutando musica e depois fui voltando, estava longe pra porrete do “Il centro”, achei um albergue tosco na via candelai, 15€ dormindo em grupo (pra ser roubado pq não tem locker) ou 25€ pra dormir sozinho, banheiro comunitário indescritivelmente tosco e a cama era tão tensa que dormi em cima do saco de dormir! Huahuhua A noite fui novamente comer na região das vielas, e já bêbado finalizando a tradução de um artigo que um colega havia me pedido, me surpreendo com o rei Bob Marley se aproximando numa altura incrível, fazendo as mil musicas a minha volta parecerem sussurros, ai meus velhos... me aparece um negao rastafári, empurrando uma lambreta destruidassa, aposto que se pular em cima ela parte no meio! Com um laptop e um som, isso ai, DJ ambulante com chapéu colorido mais feio do mundo, o mantega com certeza ia querer! Uhahuahua parou nas nossas mesas e mandou um som e ficou dançando, eu ri horrores e o povo deu dinheiro pra ele, que se foi provavalmente pro próximo bar! Que confusão maravilhosa, acho que um finlandês daria piti, faniquito, chilique aqui! Ahhahahha Quando voltei pra casa me supreendi, a via candelai é o epicentro do inferninho em Palermo, huahuau deviam ter mais de 500 pessoas na rua, trocentos bares abertos, musica alta, exatamente igual carnaval brasileiro, tipo diamantina. Fiquei bebendo e vendo a bagunça por um tempo, e depois tentei dormir, mas o som era alto ate não poder mais, e a insônia comeu solta! No dia seguinte conheci os mercados de vucciria e capo, uns dos mais antigos da europa, antigamente área restrita da máfia siciliana, que hoje em dia virou importante referencia cultural. Vendas para todos os lados, produtos de todo tipo: relógios, peixes, botas, moluscos, carne vermelha, amendoim, etc! No meio dessas vielas as motos frenéticas passam, vc ta comprando peixe e desviando delas, mas ninguém liga, já faz parte da dinâmica maluca deles, e eu ri muito! Peguei minha mochila e foi pra rodoviária! Claro que não entendi nada e entrei no trem sem validar meu ticket, a moça do trem foi gente boa, validou sem me multar e me explicou como faze-lo! Ter cara de alienígena ajudou, e realmente seria palhaçada multar alguém de fora por algo do tipo, nada como um pouco de bom senso!

2 comentários:

  1. Oi, Pedro!
    Tudo bem?

    Caí aqui no teu blog meio "sem querer, querendo"! Rs...
    Tava vendo o blog do "What's Rel?" e vi você nos related blogs. Imagino, então, que você seja graduado em RI também? :)
    Eu vim aqui pra ver se você me conta sobre sua ida pra Finlândia, e sobre como você conseguiu admissão na universidade. Sou uma apaixonada pelo país e venho tentando passar no mestrado há dois anos, mas não tive sorte. Sou graduada em RI também, então pensei que você pudesse me dar várias luzes e idéias!
    Se você puder trocar algumas figurinhas comigo, eu ficaria muito feliz! Fico esperando pra ver se você vai ver esse meu comentário por aqui!
    Um abraço e boa estadia aí!
    Iara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iara! Lhe peço desculpas, só vi sua mensagem agora, não atualizo o blog há muito tempo! Me manda um email no pedrovaladao@gmail.com , ficarei feliz se puder ajudar! abraço,

      Pedro.

      Excluir